ESCREVA PARA ENSINAR ALGUMA COISA

Em termos pessoais, detesto livros ou Ebooks que não me ensinem nada. Seja porque falam de uma forma demasiado superficial ou abstracta, seja porque aquele conteúdo já se encontra em milhares de outros locais e é do senso comum. Partindo deste feedback, que provavelmente é comum a todos aqueles que comprar alguma obra com o intuito de aprenderem mais, é primordial que você escreva o seu Ebook para ensinar aos seus leitores, visitantes e compradores, alguma coisa que estes ainda não saibam! Ensinar é um processo complexo e que na verdade depreende muito conhecimento sobre um determinado assunto. Seja porque você tem um blog sobre ganhar dinheiro, sobre automóveis ou sobre receitas de culinária, é primordial que você seja realmente muito bom no domínio desse assunto, mas que saiba também partir do básico para o profundo. Ter conhecimento não significa que você consiga colocar-se no papel de um iniciante na blogosfera, e introduzir-lhe todas as etapas até ao desenvolvimento de um blog de sucesso. Isso só acontece com aqueles que tentaram diversas vezes, em vários nichos de mercado e de várias formas/pontos de vista. Posto isto, é importante que você concentre a sua actividade seguindo alguns princípios do desenvolvimento de um Ebook que pretende acima de tudo ensinar algo a alguém. Vejamos: Compreenda primeiro quais os problemas que pretende resolver aos seus leitores; Divida o objectivo primário em múltiplos objectivos secundários para tornar o processo mais simples; Organize o seu Ebook de forma a que as etapas tenham uma sequência lógica, seja porque estão seguidas umas das outras, ou porque estão em áreas diferentes. Utilize sempre listas para sequências de acções ou tarefas simples a executar numa única; Utilize sempre títulos, subtítulos, negritos e itálicos para tornar o seu conteúdo mais digerível; Utilize uma linguagem simples e que vá directamente ao assunto em questão; Mostre o seu Ebook a alguns profissionais antes de o lançar, como forma de obter feedback; Utilize um índice com hiperligações directas para os conteúdos específicos; Utilize um tipo de letra simples de ler, e evite utilizar mais imagens que texto; Etc.

Nenhum comentário: