O TÍTULO DA SUA CAMPANHA É O SEU ROI

O ROI (return of investment) significa o retorno do seu investimento na sua acção de email marketing. O seu retorno será tanto mais lucrativo quanto mais eficiente você for na transmissão da sua mensagem através do título do seu email. Analise o comportamento dos seus subscritores a partir de si próprio. Você provavelmente recebe dezenas de campanhas de spam diariamente, e grande maioria não abre. No entanto, existem pontualmente emails promocionais que você abre, precisamente porque o título da campanha era atractivo ou sugestivo. É isso que você procura!

A CHAMADA PARA ACÇÃO!

A chamadas para acção são igualmente importantes. Enviar uma newsletter apenas com o intuito de dar a conhecer um produto ou serviço normalmente terminam em taxas de conversão reduzidas. É necessário que exista uma chamada para a acção, através de um botão visível, de uma linha de texto ou de uma outra qualquer acção que faça com que o seu subscritor deseja registrar-se ou adquirir imediatamente o produto. Daí que muitas campanhas contenham botões do tipo “compre já!”, “adira imediatamente”, entre outro tipo de acções.

A MENSAGEM TEM QUE SER CURTA…E DIRECTA!

No email marketing tal como nos blogs, é muito importante que a sua mensagem seja curta e directa, ou seja, o seu subscritor tem de perceber imediatamente qual o intuito da sua campanha, para que serve e como aderir à mesma. Mantenha a sua mensagem restrita e de forma a que esse utilizador possa compreende-la no menor tempo possível. Isso irá aumentar as suas chances de conversão, em detrimento de mensagens complexas e longas em que o leitor acaba por se perder e/ou não encontrar o caminho para a conversão imediata.

EVITAR O SPAM…

Penso que não teremos necessidade de o alertar para as questões do spam propriamente dito (a utilização de listas de emails não qualificadas), mas poderemos alerta-lo para o facto de você conseguir evitar que os seus emails caiam nas caixas de spam dos seus leitores. Isto significa evitar alguns caracteres específicos como por exemplo os símbolos $, €, R$ ou !!!, e as palavras “grátis”, “gratuito”, “gratuitamente” e afins. Evite na verdade utilizar terminologias que estão demasiado “associadas” a acções de spam em email marketing.

O CANCELAMENTO DEVERÁ SER FÁCIL

Uma das coisas de que os utilizadores de internet estão constantemente a reclamar é precisamente da dificuldade que têm em sair de determinadas listas de subscrição de serviços, produtos, sites ou blogs. Você deverá evitar este tipo de constrangimento aos seus subscritores. Torne o processo de cancelamento do serviço fácil, acessível e acima de tudo transparente e bem visível. Não tenha medo de colocar uma indicação explícita de que o utilizador pode cancelar a subscrição imediatamente. Isso dá-lhe maior credibilidade e faz precisamente com o que o seu número de cancelamentos seja reduzido. É a chamada psicologia invertida…

FAÇA TESTES, MUITOS TESTES, MAS…

Tal como em qualquer outro tipo de forma de monetização, o email marketing requer testes, muitos testes. No entanto, é igualmente importante que você seja inteligente na forma como realiza os seus testes. Evite enviar várias newsletters em períodos de tempo demasiado curtos, evite incomodar os seus subscritores constantemente, e acima de tudo evite enviar-lhes campanhas que nada têm a ver com o segmento de mercado onde você actua. Se considerar todos estes aspectos, procure realizar testes com várias campanhas, várias empresas e analise a forma como os seus subscritores reagem às suas investidas. Só testando é possível otimizar e maximizar o potencial da sua lista!

porque VOCÉ precisa de uma página de fãs no Facebook

1. NÃO TEM LIMITES

Facebook têm um limite de 5000 amigos. No entanto, as páginas de fãs não têm qualquer limite do número de fãs, podendo albergar milhares e milhares de fãs em torno de uma única página. Esta é uma das grandes razões porque os blogs, empresas e profissionais, utilizam as páginas de fãs do Facebook ao invés dos perfis públicos que invariavelmente ficam ligados a questões mais pessoais e menos profissionais.

2. É GRÁTIS!

Para todos aqueles que procuram um lugar ao sol nesta blogosfera cada vez mais concorrencial, o Facebook é certamente um dos pilares mais importantes do prospecção. Tendo em conta que a criação e utilização de uma página de fãs é um processo gratuito e que fica visível e disponível a vários milhões de internautas, porque não aproveitar?

3. ACTUALIZAÇÕES NA HORA

Outra grande vantagem das páginas de fãs no Facebook é a possibilidade de você poder actualizar todos os seus fãs através das mensagens de estado, tal como acontece com os perfis pessoais. Essas mensagens de estado são posteriormente enviadas a todos os fãs através dos canais de notícias de feed, mantendo a sua audiência sempre actualizada. Esta é também uma forma interessante de você obter feedback junto da sua audiência e acerca dos seus produtos/serviços.

4. PROMOÇÃO DE EVENTOS

A promoção de eventos é também uma das competências interessantes das páginas de fãs. Você poderá fazer streaming de video em directo, realizar seminários online e/ou promover um qualquer evento que esteja a realizar na sua cidade ou fora dela. O facto de os eventos serem um separador específico da sua página de fãs, confere-lhe maior credibilidade e traduz-se num maior impacto visual e dinâmico para o seu blog, website ou empresa.

5. É UM POTENCIADOR DE TRÁFEGO

Tendo em conta que de acordo com o ranking Alexa, o Facebook é o segundo maior site do mundo, é bem provável que a sua página de fãs fique bem indexada nos resultados de pesquisas específicas.

6. É CUSTOMIZÁVEL

Fazendo uso do FBML, a versão de código HTML do Facebook, você pode personalizar a sua página de fãs de acordo com o estilo e necessidades do seu blog. Recorrendo à aplicação STATC , você poderá customizar eficientemente a sua página de fãs, inserir newsletters HTML, anúncios e outras características que considere importantes na promoção da sua página de fãs.

7. VOCÊ PODE CRIAR LEALDADE

Os americanos chamam-lhes os “Brand Advocates”, que são basicamente os advogados da sua marca. Este tipo de utilizadores, são geralmente fãs leais da sua marca, do seu blog, dos seus produtos e/ou serviços. Se você trabalhar com eficiência em torno do seu blog, se dedicar parte do seu tempo à formulação de relações pessoais de qualidade, e acima de tudo, se fomentar um serviço de apoio e ajuda personalizado e de grande qualidade, você certamente será capaz de criar uma audiência de fãs leais e ligados à sua imagem de marca

8. É FÁCIL DE PROMOVER

Uma das grandes vantagens das páginas de fãs do Facebook é que são fáceis de promover. Dada a quantidade de ferramentas que o Facebook disponibiliza para a promoção das páginas, você poderá conseguir dar à sua página o destaque que ela realmente necessita. Se você não promover a sua página de fãs no seu blog, dificilmente obterá sucesso ao nível do crescimento. Tenha em consideração que a divulgação da sua página é um processo contínuo e em bola de neve. Quantos mais fãs a página tiver, mais vezes a página será recomendada organicamente, e mais fãs você conseguirá no futuro. Portanto, preocupe-se na divulgação da sua página e na angariação desse primeiro grupo de fãs.

9. ANÁLISE MÉTRICA DETALHADA

As páginas de fãs do Facebook oferecem um micro software de análise métrica e estatística de grande qualidade, o qual poderá ajudá-lo a perceber qual o tipo de audiência que você tem em torno do seu blog, qual o seu comportamento e qual o nível de interacção que a sua página tem. Estes dados podem ser interessantes e relevantes para o estudo dos seus fãs e também para o direccionamento da sua linha editorial e/ou de produtos de acordo com as necessidades desses mesmos fãs.

10. VOCÊ PODE CRIAR UMA COMUNIDADE PARA OS SEUS CLIENTES

Se por ventura o seu blog oferece algum tipo de produto ou serviço, você pode certamente criar uma página de fãs para o seu produto, para o seu serviço ou simplesmente para o seu blog, e criar em torno dela uma comunidade de clientes e/ou compradores. Este tipo de comunidades geralmente funciona muito bem no passa-a-palavra e é uma excelente forma de marketizar o seu blog.

11. É UM FUNIL PARA O SEU BLOG

você tem ao seu dispor todas as ferramentas e competências técnicas necessárias para criar um funil secundário para o seu blog. A capacidade de direccionamento de tráfego é enorme e você deverá ter isso em conta na hora de criar uma página de fãs para o seu blog…

12. FOTOS E VIDEOS ILIMITADOS

Outra forma interessante de promover o seu blog é através da divulgação de fotos e videos. Tendo em conta que a sua página de fãs no Facebook permite o carregamento ilimitado de fotos e videos, certamente que esse será o local ideal para a divulgação da sua imagem de marca. Tenha em consideração essa grande vantagem na hora de interagir com os seus fãs e com uma comunidade de utilizadores que têm a capacidade de levar o nome do seu blog além fronteiras.