O TÍTULO DA SUA CAMPANHA É O SEU ROI

O ROI (return of investment) significa o retorno do seu investimento na sua acção de email marketing. O seu retorno será tanto mais lucrativo quanto mais eficiente você for na transmissão da sua mensagem através do título do seu email. Analise o comportamento dos seus subscritores a partir de si próprio. Você provavelmente recebe dezenas de campanhas de spam diariamente, e grande maioria não abre. No entanto, existem pontualmente emails promocionais que você abre, precisamente porque o título da campanha era atractivo ou sugestivo. É isso que você procura!

A CHAMADA PARA ACÇÃO!

A chamadas para acção são igualmente importantes. Enviar uma newsletter apenas com o intuito de dar a conhecer um produto ou serviço normalmente terminam em taxas de conversão reduzidas. É necessário que exista uma chamada para a acção, através de um botão visível, de uma linha de texto ou de uma outra qualquer acção que faça com que o seu subscritor deseja registrar-se ou adquirir imediatamente o produto. Daí que muitas campanhas contenham botões do tipo “compre já!”, “adira imediatamente”, entre outro tipo de acções.

A MENSAGEM TEM QUE SER CURTA…E DIRECTA!

No email marketing tal como nos blogs, é muito importante que a sua mensagem seja curta e directa, ou seja, o seu subscritor tem de perceber imediatamente qual o intuito da sua campanha, para que serve e como aderir à mesma. Mantenha a sua mensagem restrita e de forma a que esse utilizador possa compreende-la no menor tempo possível. Isso irá aumentar as suas chances de conversão, em detrimento de mensagens complexas e longas em que o leitor acaba por se perder e/ou não encontrar o caminho para a conversão imediata.

EVITAR O SPAM…

Penso que não teremos necessidade de o alertar para as questões do spam propriamente dito (a utilização de listas de emails não qualificadas), mas poderemos alerta-lo para o facto de você conseguir evitar que os seus emails caiam nas caixas de spam dos seus leitores. Isto significa evitar alguns caracteres específicos como por exemplo os símbolos $, €, R$ ou !!!, e as palavras “grátis”, “gratuito”, “gratuitamente” e afins. Evite na verdade utilizar terminologias que estão demasiado “associadas” a acções de spam em email marketing.

O CANCELAMENTO DEVERÁ SER FÁCIL

Uma das coisas de que os utilizadores de internet estão constantemente a reclamar é precisamente da dificuldade que têm em sair de determinadas listas de subscrição de serviços, produtos, sites ou blogs. Você deverá evitar este tipo de constrangimento aos seus subscritores. Torne o processo de cancelamento do serviço fácil, acessível e acima de tudo transparente e bem visível. Não tenha medo de colocar uma indicação explícita de que o utilizador pode cancelar a subscrição imediatamente. Isso dá-lhe maior credibilidade e faz precisamente com o que o seu número de cancelamentos seja reduzido. É a chamada psicologia invertida…

FAÇA TESTES, MUITOS TESTES, MAS…

Tal como em qualquer outro tipo de forma de monetização, o email marketing requer testes, muitos testes. No entanto, é igualmente importante que você seja inteligente na forma como realiza os seus testes. Evite enviar várias newsletters em períodos de tempo demasiado curtos, evite incomodar os seus subscritores constantemente, e acima de tudo evite enviar-lhes campanhas que nada têm a ver com o segmento de mercado onde você actua. Se considerar todos estes aspectos, procure realizar testes com várias campanhas, várias empresas e analise a forma como os seus subscritores reagem às suas investidas. Só testando é possível otimizar e maximizar o potencial da sua lista!

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